Indicadores de Desempenho

Indicadores-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator KPI,ou até mesmo como “Key Success Indicator” KSI), são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, indicando quão bem os processos dessa empresa estão, assim permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Portanto, este artigo tem como objetivo definir o que são os indicadores de desempenho, a função deles na empresa e como é implementado.
Palavras-chave: Indicador Chave de Desempenho; KPI; KSI

1 – Introdução

Em tempos onde a competitividade domina o mercado cada vez mais, é muito importante a apresentação de diferenciais e o controle no meio produtivo. A medição do desempenho de uma empresa é imprescindível para a retirada de informações e tomada de decisões importantes. Nesse sentido, os dados coletados possibilitam a empresa à melhor visualizar os resultados e as tomadas de decisões, a qualificação dos dados possibilita a redução do grau de incerteza quanto à tomada de decisão pelo gestor.

As medições de desempenho são sinais vitais de organização, comunicando as estratégias para baixo e os resultados para cima e, englobando a totalidade do entendimento de metas, métodos e relações causa-efeito consideradas na estratégia. (Hronec, 1993)

2 – Desenvolvimento

Uma frase dita por Deming (1900) “o que não é medido, não pode ser gerenciado” atribuído a importância dos indicadores de desempenho. Medir o que está sendo executado e gerenciá-lo de forma adequada para o alcance das metas organizacionais ou departamentais de propostas são ótimas ações para a análise e o crescimento não só de um setor, mas também de uma empresa.Portanto, os indicadores de desempenho podem ser definidos como sendo instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação nas empresas, assim permitem ao setor administrativo acompanhar o alcancedas metas, identificarem avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas e as necessidades de mudança.

A informação é um fator muito importante para a competição no mundo dos negócios, sendo assim, surge a necessidade da identificação, por parte das empresas, do papel de coletar os dados, analisar e tomar as decisões cabíveis para cada caso. As informações que são coletadas através dos indicadores de desempenho em uma empresa podem muitas ajudar na tomada de decisões importantes no meio produtivo.

Em uma empresa para a implementação dos indicadores de desempenho é necessário buscar o apoio do setor administrativo, do comprometimento dos gerentes envolvidos para a produção de um sistema fácil e de um bom entendimento a todos.

“O sistema em primeiro plano deve conter a interface do usuário, onde o mesmo encontra a apresentações as metas a serem alcançadas. No segundo plano, o sistema deve possuir um sistema de informação executiva, onde a coleta de dados é feita automática, evitando qualquer tipo de erro. Em Modelos de Simulação, terceiro plano, o sistema deve ser habilitado a projetar os resultados para o futuro se baseando em todos os dados obtidos até o momento, caso for necessário, também deverá fornecer dados para as mudanças preventivas. ” Back (2002).

Os indicadores de desempenho para uma empresa podem ser considerados como sinais vitais para bons resultados almejados no futuro. Com a retirada de informações no ambiente externo e também no ambiente interno, conseguimos uma base de dados relevantes para a tomada de decisões, assim aplicando-as devidamente. Em seguida, podemos compará-las com os padrões estabelecidos, caso não atingir as metas propostas pela empresa podemos tomar novas decisões corretivas, caso for necessário. Uma forma esquemática resumida dessa interação pode ser visualizada na Figura 1:

3 – Conclusão:

Com este artigo pode-se concluir que os indicadores de desempenho tem um papel fundamental no crescimento das Empresas.

A utilização dos mesmos na Gestão deve ser realizada através de métodos. A implementação dos indicadores é possível apenas quando os Gerentes envolvidos têm o conhecimento necessário sobre os mesmos e também das metas a serem alcançadas para a Empresa, assim podendo tomar decisões importantes ´para o futuro.

4 – Referências Bibliográficas:

BACK, R. S. – Um método para definição de Indicadores de Desempenho aplicado à gestão de projetos de Sistemas de Informação. Dissertação de Mestrado Executivo, Porto Alegre 2002 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DEMING, W. Edwards. Out of the crisis: quality, productivity and competitive position. Cambridge: Cambridge University Press, 1986

HRONEC, S. Vital signs: using quality, time, and cost performance measurements to chart your company’s future. USA: Arthur Andersen Co., 1993



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