Diferenças entre as versões ISO 9001:2015 e ISO 9001:2008

As diferenças entre a ISO 9001: 2015 e a versão atual ISO 9001:2008 são:

1. Avaliação dos riscos

Requisito explícito de pensamento baseado no risco para apoiar e melhorar a compreensão e aplicação da abordagem de processo.

  • Pensamento baseado em risco como base para o sistema de gestão (risk-based thinking):Ao invés de uma abordagem única para todos os requisitos da norma, ela desafia a organização a analisar seus riscos, a fim de planejar um sistema de gestão da qualidade adequado.
  • Visão mais ampla sobre a gestão de riscos e oportunidades através da determinação sistemática e monitoramento de seu contexto de negócios, e as necessidades e expectativas das partes interessadas. Proporcionando, desta maneira, melhor oportunidade para a melhoraria do sistema de gestão da qualidade e sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos.

2. Responsabilidades da Alta Administração

Ênfase na liderança e comprometimento da alta administração para assumir a responsabilidade da eficácia do sistema de gestão da qualidade.

  • Mais foco nos objetivos como incentivo a melhorias, e planejamento relacionado necessário para alcançar os objetivos.
  • Maior envolvimento da alta direção.
  • Aumento dos requisitos de liderança.

3. Recursos

Os requisitos relacionados com os recursos necessários estão agrupados e mais abrangentes.

4. Sobre a Organização

  • Novas cláusulas sobre o contexto da organização.
  • Nova cláusula sobre conhecimento organizacional
  • Melhor contextualização das cláusulas de projeto e desenvolvimento
  • Requisitos menos prescritivos e mais baseados resultados pretendidos
  • Melhor aplicabilidade para os serviços
  • Maior ênfase no contexto organizacional

5. Organização x Clientes

  • Maior ênfase na geração de valor, para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.
  • Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).
  • Maior ênfase na obtenção de resultados desejados para melhorar cliente satisfação.
  • O que não irá mudar é que o CLIENTE continua a ser o foco principal da norma.

6. Controle de Processos

A norma dá maior ênfase para os controles de processos, produtos e serviços externos. Adequando-se a realidade existente sobre a complexidades dos processos terceirizados e cadeias fornecimento das as organizações.

7. Planejamento e Controle de Mudanças

  • Nova cláusula sobre planejamento de mudanças
  • Nova cláusula sobre controle de mudanças (foco em mudanças não planejadas)
  • Maior ênfase no planejamento e controle de mudanças, incluindo mudanças exigidas nos processos e mudanças necessárias no sistema de gestão.

8. Documentação

  • Requisitos para documentação simplificados.
  • Menos ênfase em documentos.
  • Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um “manual de qualidade” não é mais obrigatória).

9. Estrutura da Norma

  • Nova estrutura da Norma é baseada na HLS (HLS – High Level Structure), tal como estabelecido no Anexo SL da ISO diretrizes Part One.
  • A estrutura da norma foi revisada para ficar alinhada com outras normas ISO de sistemas de gestão, facilitando a sua integração. Texto idêntico para as normas de sistemas de gestão.
  • Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de “serviços”.
  • Principais termos e definições comuns de Sistemas de Gestão
  • Maior clareza para o usuário da norma
  • Organização das normas em dez seções:
    • 1. Escopo
    • 2. Referências normativas
    • 3. Termos e definições
    • 4. Contexto da organização
    • 5. Liderança
    • 6. Planejamento
    • 7. Apoio
    • 8. Operação
    • 9. Avaliação de desempenho
    • 10.Melhoria

O que não vai mudar na ISO:9001:2015

Na sua essência, a ISO 9001 permanece a mesma: manutenção do foco em:

“Confiança na capacidade de a organização fornecer produtos e serviços conformes.”

Escopo da ISO 9001:2015

  • a) precisa demonstrar sua habilidade para fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulatórios aplicáveis, e
  • b) pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e (para) a garantia de conformidade aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulatórios aplicáveis.


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