Certificado CE (marca CE)

A marca CE de conformidade veio à tona com a política da Nova Abordagem adotada no 1985. Esta marca é um sinal de conformidade com a legislação da UE, que indica que os produtos abrangidos pelas Diretivas da Nova Abordagem cumprem as diretivas relevantes e aprovaram todas as atividades de avaliação da conformidade exigidas. A marca CE é uma marca unitária que indica que um produto está em conformidade com os requisitos de proteção da saúde, segurança e meio ambiente estabelecidos nas diretivas da Comunidade Europeia.

A marcação CE não fornece garantia de qualidade ao consumidor, apenas indica que o produto possui os requisitos mínimos de segurança. Um produto com a marca CE entra em livre circulação entre os estados membros da União Europeia, portanto, a marca também funciona como um “passaporte de produto”. Não é possível rejeitar um produto com uma marca CE dos países da União Europeia e da EFTA com justificações legais para as normas. A marca CE é um símbolo que indica a conformidade do produto com a legislação técnica comunitária.

Inicialmente, a marcação CE foi utilizada para formar as iniciais das palavras Conformité Europeenne ”, ou seja, a conformidade europeia, seguida das iniciais das palavras“ Europa comunitária ”. A marcação CE aposta no produto é a declaração da pessoa responsável de que o produto está em conformidade com todas as disposições relevantes da comunidade e que os procedimentos de avaliação de conformidade necessários foram concluídos.

Marcação CE é uma marca obrigatória deve ser aposta no produto pelo fabricante antes de introdução no mercado e em produtos ou serviços. Salvo disposição em contrário no regulamento técnico pode ser reduzida nos casos em que permitido na diretiva relevante compreende pelo menos cinco milímetros de comprimento, embora as letras CE. Esta marcação é anexada ao produto ou placa de informação; deve ser visível, legível e indelével.

Se um produto com a marca CE causar danos à vida e propriedade do consumidor ou do meio ambiente, uma multa de 7 mil euros a milhões de euros será imposta a cada produto. Além disso, os produtos com a marcação CE de conformidade podem incluir uma marca indicando outra categoria de uso.

O Sistema de Marcação CE possui um entendimento modular com métodos de avaliação de conformidade que leva em consideração as características dos produtos e as taxas de risco que eles carregam. Neste sistema, é obrigatório aplicar pelo menos um dos módulos para determinar a conformidade com as diretivas relevantes durante as fases de projeto e produção do produto.

Estes módulos abrangem vários grupos de risco de A a H. Cada módulo classificou o produto de acordo com o grau de perigo. Os estudos de testes e certificação necessários para a avaliação da conformidade de produtos de baixo risco são realizados pelo fabricante. No caso de produtos de alto risco, esses estudos são realizados por organizações aprovadas pela União Europeia.

A obtenção de um certificado CE exige que o fabricante prepare um dossiê técnico que inclua as Diretrizes da Nova Abordagem e as informações que indicam que o produto atende aos requisitos essenciais. Este dossiê pode fazer parte da documentação do sistema da qualidade, em que a diretiva prevê um procedimento de avaliação da conformidade baseado num sistema de qualidade. Esta obrigação começa no momento em que o produto é colocado no mercado, independentemente da sua origem geográfica.

O dossier técnico deve ser conservado durante pelo menos 10 anos a contar da data de fabricação do produto, a menos que a diretiva relevante preveja explicitamente outro período. Esta é da responsabilidade do fabricante ou do seu representante autorizado na Comunidade. Em alguns casos, é o importador ou a pessoa que fornece o produto ao mercado comunitário.

Como mencionado acima, em produtos de baixo risco, a marcação CE não é dada por uma autoridade competente. O fabricante declara que o produto está em conformidade com os requisitos básicos e coloca a marca CE no próprio produto. A este respeito, tem grande responsabilidade. Portanto, deve assumir essa responsabilidade sem comprometer o princípio da confiança.

Inúmeras ações estão pendentes nos tribunais da União Europeia sobre produtos que foram declarados em conformidade e que foram marcados com a CE, mas que não foram encontrados para atender os requisitos essenciais.

A marca CE, que é extremamente importante para os consumidores, torna mais fácil para os consumidores identificar produtos classificados como seguros pela comunidade, e os produtos com essa marca demonstram conformidade com as normas de embalagem, rotulagem e segurança para garantir produtos de alta qualidade aos consumidores.

Para mais informações, você pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas em nossos endereços de contato e números de telefone, e você pode obter respostas para todas as suas dúvidas.



Deixe uma resposta